20 janeiro, 2026

Oséias Francisco da Silva - Autor de: PLANTÃO DELTA

É Supervisor da Guarda Civil Municipal da cidade de São Bernardo do Campo/SP, onde desenvolve suas atividades profissionais desde o ano de 2004. É formado em filosofia e mestre em políticas públicas, além de pós-graduação em gestão de segurança pública. Também é psicanalista o que lhe permite um olhar especial sobre a qualidade de vida e da saúde mental dos profissionais da segurança pública municipal. Já publicou oito livros, agora apresenta sua nona obra ao público. É pai de dois filhos, Lukacs e Erich, e esposo de Ana Paula.
Atua na militância e representação política da categoria desde o ano de 2009, o que lhe possibilita conhecer profundamente os dilemas e aspirações da categoria.
Conheça outros livros do autor:
1. O segredo de amar
2. Demo e Crácia: democracia um presente de grego
3. Segurança pública como projeto sócio-educacional: a vocação preventiva, comunitária e popular das Guardas Municipais
4. Um novo modelo de segurança pública para o Brasil: cidadã, humana e legalista
5. Uma nova polícia em ascensão no Brasil
6. O lugar da guarda municipal na segurança pública
7. Drogas o bem que atrai e o mal que destrói
8. A consolidação da guarda civil municipal na segurança pública

No policiamento ostensivo, os policiais das cidades, os guardas civis municipais, previnem crimes, prendem criminosos em flagrante delito, protegem a população e criam vínculos com a comunidade. Neste novo livro, Oséias Francisco da Silva apresenta aos leitores um panorama da Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo, contextualizando-a com a cidade e, com especificidade, parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Plantão Delta da Inspetoria da Vila São Pedro. Além de relatos de ocorrências policiais de várias naturezas, o autor constrói e provoca reflexões profundas sobre os dilemas e complexidades da atuação policial, principalmente em área de vulnerabilidade social com certa hostilidade aos agentes da segurança pública. Com isso, dá expressão às questões sensíveis e delicadas que envolvem o trabalho dos agentes responsáveis pela aplicação da lei, sobretudo em período noturno e em território com desorganização urbana, ocupação irregular e desordenada, que cria ampla área com densidade demográfica — um importante desafio ao policiamento. O livro apresenta ao público a Guarda Civil Municipal, a polícia genuinamente da cidade, mas vai além ao trazer parte das ocorrências atendidas, que manifestam concretamente a natureza policial desses órgãos municipais da segurança pública. Na conclusão da obra, o autor expõe análises sobre o futuro da segurança pública no país, o futuro das guardas municipais, o futuro da Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo e o futuro do Plantão Delta, ao qual pertence na qualidade de Supervisor. Plantão Delta: uma equipe policial atuando em território de alta vulnerabilidade e hostilidade é, pela sua natureza e propósito, uma relevante contribuição à produção literária sobre guardas municipais e segurança pública, e os leitores são premiados com uma obra pioneira, informativa, leve e equilibrada.

ENTREVISTA

Olá Oséias. É um prazer contar, novamente, com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci.

Do que trata o seu Livro?
O livro vai apresentar num primeiro momento um panorama da cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, no contexto da segurança pública, da criação da guarda civil municipal e destaca a estrutura, organização e produção do trabalho policial no atendimento das demandas decorrentes dos conflitos sociais e das violências e criminalidades que acontecem na cidade. Essa apresentação inicial é para contextualizar o tema principal, que é apresentar o trabalho do Plantão Delta da Inspetoria da GCM que reside no Bairro Vila São Pedro. O Esforço vai no sentido de demonstrar a relevância dessa Inspetoria para a população residente nesse território, e dentro da lógica de organização dessa Inspetoria destacar o Plantão Delta e trazer amostras do importante trabalho policial desenvolvido. Mas o livro vai muito além, ele também apresentará para o leitor importantes reflexões: o futuro da segurança pública no País, destacando alguns dos aspectos pautados e debatidos no Congresso Nacional; o futuro da guarda civil municipal do Brasil, uma análise de conjuntura a partir das demandas e dilemas enfrentados pela categoria, destacando as legislações aprovadas e em tramitação no Congresso Nacional e das decisões proferidas pelo poder judiciário; e também sobre o futuro da guarda civil municipal de São Bernardo do Campo com foco na sua relevância para a cidade, na valorização profissional e no crescimento quantitativo de Agentes.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O que motivou escrever o livro foi uma necessidade de apresentar a polícia genuinamente da cidade com sua produção diversificada de trabalho para atender diversas aspectos da demanda emanada pela população. Também indico como fator motivador fazer o registro nos anais da história e dar publicidade aos trabalhos desenvolvidos pela equipe policial que desenvolve suas atividades profissionais no Plantão Delta da Inspetoria da Vila São Pedro.
O público a que endereço a obra é abrangente e compreende os profissionais da segurança pública e os pretendentes aos cargos policiais, mas também a sociedade em geral que tem interesse em conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pela guarda civil municipal. O livro pode servir como subsídio para os pesquisadores e estudantes universitários do tema segurança pública.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?
Essa obra é o nono livro publicado. Eu atuo na segurança pública, Guarda civil municipal, desde 2004, atualmente no cargo de supervisor da carreira, o que me permite conhecer e sentir na pele os sabores e dissabores da profissão e sua importância para a população. Também atuo na representação política da categoria desde 2007 com importante vivência nos corredores comissões e plenário da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, mas também no Ministério da Justiça e Segurança Pública e no Supremo Tribunal Federal, acompanhado as demandas afetas a categoria que lá chegam. E do ponto de acadêmico minha formação base é em filosofia com algumas pós-graduação e um mestrado em políticas públicas o que permite um olhar ampliado sobre as questões da violência e criminalidade. Sou pai de dois filhos maravilhosos, Lukacs e Erich e casado com Ana Paula. Esse livro é mais um degrau colocado nessa escada que ainda não vislumbro o fim.

O que te inspira escrever?
Sou um ser pensante, altamente inquieto que se envolve nas causas que afetam minha categoria e o campo da segurança pública. Escrever é uma das formas de contribuir com a produção de conhecimento sobre guardas municipais e segurança pública, mas é também uma forma de desenvolver um tanto quanto sistemático meus pensamentos e criar pontes de diálogo com outras pessoas interessadas. Quando tem um retorno dos leitores é gratificante e vale a pena o esforço.

O seu livro merece ser lido? O que ele tem de especial capaz de encantar leitores?
Acredito que merece ser lido e divulgado porque me esforço muito para entregar um produto com certa qualidade aos leitores, com abordagem pioneira e reflexões singulares e relevantes sobre temas atuais e prementes, mas também preocupado com a historicidade da categoria e o debate sobre segurança pública no Brasil.
O meu estilo de escrita, modesta a parte, tem sido recepcionado de bom grado pelos leitores, o que tem me motivado a continuar me aperfeiçoando para produzir produtos com cada vez mais qualidade.

Como ficou sabendo e chegou até a Scortecci?
Já nutrimos uma relação há muitos anos e todos os 9 livros que publiquei foram pela editora Scortecci. Estou satisfeito

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário