28 janeiro, 2026

Pedro Cianfarani - autor de: PASSOS QUE CONTAM HISTÓRIAS

Nome literário de Pedro Luiz Cianfarani. Nasceu em 1968, em São Caetano do Sul (SP), começou a correr oficialmente em 1998, aos 30 anos. Descobriu seu talento e paixão pelas longas distâncias em 2006, em uma corrida de 6 horas realizada em sua cidade natal.
Desde então, tornou-se um dos ultramaratonistas mais experientes do Brasil, com dezenas de provas de resistência no currículo — incluindo mais de dez participações e conclusões na Brazil 135, a lendária Badwater 135, no Vale da Morte (EUA), e os 300 km da Estrada Real, no “300 – O Desafio”, onde já subiu ao pódio.
Em 2019, conquistou o 2º lugar na LLAJTAY Backyard Ultra, na Bolívia, prova que lhe rendeu vaga no mundial da modalidade.
Completou 316 km em 48 horas na Mantiqueira, alcançando o 19º lugar no ranking mundial em 2018.
Em 2024, realizou o sonho de estar na Barkley Marathon, a prova mais enigmática e desafiadora do planeta.
E segue, ainda hoje, em busca de novos desafios e conquistas.

Em cada passo, uma história. Em cada dor, uma descoberta. Pedro Luiz Cianfarani nunca imaginou que uma simples corrida em volta do quarteirão o levaria a cruzar desertos, montanhas e madrugadas infinitas. De provas de 5 km às ultramaratonas mais desafiadoras do planeta, esta é uma jornada de autoconhecimento, superação e propósito. Neste livro, Pedro compartilha como a corrida se tornou muito mais do que um esporte — um verdadeiro caminho de transformação pessoal. Da emoção da primeira ultramaratona às longas horas pelas estradas do Caminho da Fé, da BR135, a mítica Badwater, no deserto de Death Valley, à enigmática Barkley Marathon, nas montanhas do Tennessee, o leitor é convidado a sentir cada quilômetro, cada obstáculo e cada vitória conquistada com o coração. Mais do que uma história de resistência física, esta é uma celebração da alma humana, da persistência e do poder de nunca desistir — mesmo quando o corpo pede para parar. Ao final, fica uma pergunta inevitável: Até onde você seria capaz de ir para descobrir quem realmente é?

ENTREVISTA

Olá Pedro. É um prazer contar com sua participação na Revista do Livro da Scortecci.

Do que trata o seu Livro?
Em cada passo, uma história. Em cada dor, uma descoberta.
Nunca imaginei que uma simples corrida em volta do quarteirão me levaria a cruzar desertos, montanhas e madrugadas infinitas. De provas de 5 km às ultramaratonas mais desafiadoras do planeta, esta é uma jornada de autoconhecimento, superação e propósito.
Neste livro, compartilho como a corrida se tornou muito mais do que um esporte — um verdadeiro caminho de transformação pessoal. Da emoção da minha primeira ultramaratona às longas horas pelas estradas do Caminho da Fé, na BR135, da mítica Badwater, no deserto de Death Valley, à enigmática Barkley Marathon, nas montanhas do Tennessee, o leitor é convidado a sentir cada quilômetro, cada obstáculo e cada vitória conquistada com o coração.
Mais do que uma história de resistência física, esta é uma celebração da alma humana, da persistência e do poder de nunca desistir — mesmo quando o corpo pede para parar.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Sempre gostei de compartilhar minhas histórias nas redes sociais e principalmente em meu Blog, mas sempre me questionavam se nunca pensei em colocar minhas histórias em um livro.
Nunca pensei em limitar a leitura a um público exclusivo por isso usei uma linguagem simples sem termos técnicos para que o leitor consiga embarcar nas minhas narrativas.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?
Quem me conhece já me pergunta de outros desafios que realizei e não estão no livro, então já vem a cobrança de quando teremos outro livro com mais aventuras. Inclusive muitos me falam que a icônica Barkley Marathon, na qual fui o segundo brasileiro a  enfrenta-la  não merecia um livro só para este desafio.

O que te inspira escrever?
Quando comecei a correr um professor sempre falava:
"Ser mestre não é apenas possuir conhecimento, mas ter a habilidade e o desejo de passá-lo adiante, garantindo que o aprendizado viva na próxima geração."
Isso ficou gravado na minha memória e agora com algumas décadas de corrida resolvi passar o que aprendi adiante.

O seu livro merece ser lido? O que ele tem de especial capaz de encantar leitores?
Quando ainda dava meus primeiros passos no mundo da corrida e buscava inspiração, li um livro que me fez entrar na narrativa do escritor e isso me encantou, pois consegui embarcar em suas aventuras. Quando decidi escrever procurei fazer o mesmo, não queria um simples diário de um corredor queria algo mais inspirador mostrando que correr pode ser mais que uma simples atividade física, pode envolver superação, família, suor e lagrimas.

Como ficou sabendo e chegou até a Scortecci?
Um amigo já usou os serviços da Scortecci e falou que eu iria adorar, ele não estava errado.
Ótimo trabalho.

Obrigado pela sua participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário