13 janeiro, 2026

Elisabeth Camargo Martello - Autora de: A DEUSA DESCALÇA e A VIDA NÃO SE PASSA A LIMPO

Nascida em São Paulo e formada em Letras, quase toda  sua vida passou em sala de aula, vindo a cursar pós graduação em Literatura Brasileira. Ao longo dos anos sempre procurou publicar poesias, contos e romances, além de peças teatrais apresentadas pelo grupo Saliba nas escolas. Ultimamente, vem participando de concursos literários. Concorre com A vida não se passa a limpo ao prêmio Oceanos e também ao prêmio São Paulo de Literatura
Começou com textos do livro "Histórias para Recreio" do Professor Nélson Rosamiglia da USP.
Depois veio "Devaneios", "Contos de Verde Essência" (Edicon), "No Rastro de uma canção" (Scortecci), Participação na coletânea Débora Novaes de Castro), participação no livro de 2011 da REBRA, o romance "A vida não se passa a limpo' (Scortecci), "A deusa descalça" (Scortecci).
 As peças teatrais "Sweet hart" (em inglês) e "As napoleônicas"

Há um confronto na selva em que um homem vindo da capital paulista, é assassinado. Policiais da Delegacia Especial de Manaus começam a investigação do caso. Chama a atenção da mídia a suspeita de que a vítima seja filho de uma icabiaba, ou seja, uma lendária amazona das terras tupiniquins. Um dos policiais se apaixona pela amazona, mesmo sabedor de que é um amor perigoso e quase impossível. A narrativa se passa nos tempos atuais e acompanhamos toda a trajetória da vítima, que fugiu ainda pequeno para escapar do extermínio, tradição na visão icabiaba.


Em uma cidade do interior, duas jovens irmãs são estupradas, vindo a menor a óbito. A sobrevivente passa a seguir sua rotina, absorvendo o afeto dos familiares e determinada a fazer justiça, embora os malfeitores sejam influentes, ricos e ligados à política. Na sua trajetória, cruza com personagens marcantes, vindo a apaixonar-se por um médico de temperamento difícil e cheio de culpa por um passado nebuloso. 




 
ENTREVISTA

Olá Elisabeth. É um prazer contar com sua participação na Revista do Livro da Scortecci.

Do que trata o seu Livro?
A Deusa Descalça - Da uma trama vivida por personagens que estão submetidos à realidade da lenda das amazonas em pleno século vinte e um.
A Vida Não se Passa a Limpo - Trata da história de duas irmãs que sofrem violência sexual, uma falece em decorrência das agressões e a mais velha segue com ajuda dos familiares.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
A Deusa Descalça - É um tema apaixonante a ideia de tribos unicamente femininas e guerreiras.
O trabalho é direcionado a adolescentes e adultos.
A Vida Não se Passa a Limpo - Achei necessário por constatar que essa violência está em todas as camadas sociais e culturais. É um tema adulto, porém, tratado com muito cuidado, podendo atingir desde o adolescente até o leitor machadiano.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?
Meu objetivo é seguir produzindo. Minha meta é a de lançar um trabalho por ano. Arte de produzir sonhos e imprimi-los.
Passei minha vida lecionando, cuidando da família e escrevendo. A família formou outras famílias, pude diminuir consideravelmente as minhas aulas e a escrita, essa força descomunal chegou imperativamente, então, eu a abracei.

O que te inspira escrever?
A necessidade de expressar a vida vista por prismas diversos, o roteiro da alma nem sempre ameno, mas determinante e forte.
A observação da vida, da natureza, do ser humano, do bem e do mal, mas principalmente do papel lúdico do amor. E falo nas entrelinhas de esperança.

O seu livro merece ser lido? O que ele tem de especial capaz de encantar leitores?
A Deusa Descalça - O livro aborda conflitos e paixões que são traduzidos em emoção.
A Vida Não se Passa a Limpo - A tarefa de emocionar, buscar conjecturas racionais, sempre citando grandes autores, brasileiros ou não para aprofundar nossa percepção.

Como ficou sabendo e chegou até a Scortecci?
Em 1.990 conheci a Editora Edicon, que estava prestes a fechar e iniciar outro tipo de atividade. Lá conheci Uracy Faustino que me indicou a Scortecci, elogiando o compromisso da Editora com o trabalho bem feito, bem produzido, com uma equipe maravilhosa de colaboradores. Então publiquei pela Scortecci
Foi o início de uma parceria muito feliz.

Obrigada pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário