02 fevereiro, 2026

Irineu Xavier Cotrim - Autor de: NA SOCIEDADE EM QUE OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO SÃO DESVALORIZADOS, A ESCOLA PODE FUNCIONAR?

Na profissão de professor foi um trabalho alvissareiro que guarda muitas boas recordações. As lembranças e a saudade dos alunos e alunas, mesmo não lembrando mais as suas fisionomias e nem os nomes, mas vem a memória as boas energias que demonstravam na empatia com aquele me trabalho diferenciado. São lembranças que conforta em saber que fomos uteis na nossa caminhada.
Aposentado para não me embaralhar no tempo me ponho a escrever, já tenho alguns livros publicados sempre para o meu deleite

As escritas deste livro propõem algumas reflexões, que estão distribuídas em alguns variados temas, entre eles; a Educação nas Escolas um pecado inconfessável. A perda da inocência infantil. A importância da leitura na busca do conhecimento e na conquista da autoestima, entre outros temas. Profissionais da educação, é uma profissão desvalorizada pelo poder político e econômico, mas é altaneira, alvissareira para a pessoa consciente da sua importância e da sua singularidade.


ENTREVISTA

Olá Irineu. É um prazer contar, novamente, com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci.

Do que trata o seu Livro?
O livro trata das questões ligadas a educação, tanto a educação escolar quanto a educação familiar. Amor, harmonia, generosidade, a inocência infantil .

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Ao publico em geral mais especificamente aos educadores.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?
Eu sempre gostei da leitura, foi a leitura que me salvou e me fez dedicar aos estudos e como professor incentivava estudantes a LER. Faço criticas ao sistema educacional por não ter na maioria das escolas um projeto de LEITURA. A leitura cria e fortalece a autoestima e ajuda a desenraizar os preconceitos o racismo embutidos na sociedade.

O que te inspira escrever?
Escrever é uma terapia, por estar aposentado me vejo ocupado escrevendo, meditando nas palavras.

O seu livro merece ser lido? O que ele tem de especial capaz de encantar leitores?
O livro escrito por mim tem a missão de despertar o interesse pela leitura. quem ler pode a te se ver nas palavras.

Como ficou sabendo e chegou até a Scortecci?
Ah, não tinha quem pudesse me indicar então foi pesquisando nomes quando do primeiro livro publicado na Scortecci.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário