18 novembro, 2024

Reuberson Rodrigues Ferreira - Autor de: O BISPO E O CONCÍLIO

Reuberson Rodrigues Ferreira

Doutor e Mestre em Teologia pela PUC/SP. Especialista em Teologia, História e Cultura Judaica pelo Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCEJ – SP) e Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís. Graduado em Filosofia, Teologia e História. Professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Teologia da PUC-SP.
 
 
 
 

O Bispo e o concílio

Esta obra insere-se num amplo universo que visa associar de maneira transversal elementos biográficos ao processo de recepção do Vaticano II (1962-1965). Ela busca reconstruir uma Biografia Pessoal e associá-la à Teologia da Recepção visando entender como opções, convicções e entendimentos pessoais foram capazes de dar concurso a recepção do Concílio convocado por João XXIII. Ademais, o livro, além de salvaguardar, reunir e apontar fontes, visa discutir, interpretar e historicizar, como propõe alguns teóricos, a figura de padres conciliares. Neste caso, Dom Pedro Paulo Koop, religioso Missionário do Sagrado Coração e sua relação com o Concílio. De modo especial, quer-se averiguar, mesmo que de maneira parcial, a forma como ele recebeu e implementou as inspirações desse evento eclesial no sólio episcopal que lhe foi confiado no noroeste paulista.

Entrevista

Olá Reuberson. É um prazer contar com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci

Do que trata o seu Livro?
O Livro aborda a Biografia de um Bispo Católico holandês que viveu no Brasil no século XX. Contamos a sua história de vida, seu trabalho pastoral como padre e bispo bem como sua contribuição para implementar decisões da Igreja católica tomadas no Concílio Vaticano II, um evento eclesial que ocorreu em 1962-1964 no qual suas mudanças são vividas e sentidas ainda hoje.
 
Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Ela é fruto da minha tese de Doutorado.
 
Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?
Este não é o primeiro de muitos, pois já tenho outros livros publicados, organizados. Ele, contudo, é minha master Piece. Meu mais esmerado e profundo escrito. Sou (embora suspeito) profundamente convencido do potencial decisivo desse livro.

O que te inspira escrever?
A pesquisa histórica, o desejo de apresentar e interpretar fatos ainda não suficientemente conhecidos.
 
O seu livro merece ser lido? O que ele tem de especial capaz de encantar leitores?
Claro, sobretudo por quem tem curiosidade históricas e apreço por histórias de vida. Ele conta a história de um Sacerdote católico que deixou as baixas e alagáveis terras holandeses, viveu no altiplano Paulistano e no interior de São Paulo. Ele foi visionário e capitaneou mudanças na Igreja católica que ainda hoje são sentidas na diocese de Lins. Ele buscou reinventar o lugar e o papel social do sacerdote no mundo, incluso propondo a opcionalidade do celibato sacerdotal no Concilio Vaticano II. Quem quiser entender como foi essa e outras propostas, deve ler o livro.
 
Como ficou sabendo e chegou até a Scortecci?
Já publiquei na Scortecci. Cheguei a vocês por indicação de Amigos.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário