18 dezembro, 2018

Entrevista com Marisa Golin da Cunha e Flávia Angelini - Co- autoras de: SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

Mestre em Engenharia pela UFRGS, Concentração em Gestão de Serviços. Economista pela UFRGS. Advogada pela UNIRITTER. Consultora de gestão em Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos de empresas. Coach Executivo e de Negócios para Alta Performance em Escritórios de Advocacia.





Especialista em Gestão de Processos Operacionais, Gestão Financeira para Escritórios de Advocacia, Parametrização e Implantação de Softwares de Gestão e Controle Processual, Implantação de Indicadores, Estruturação de Controladorias Jurídicas em Escritórios de Advocacia e Departamento Jurídico. Graduação em Direito e Administração. Especialista em Administração Legal. Sócia da Resultato – Gestão em Escritórios de Advocacia.


Mestre em Engenharia Mecânica pela EFEI. Engenheiro Mecânico e Industrial pelo IME e Estatístico pela ENCE/ IBGE. Autor do livro: Governança Organizacional: Uma Metodologia Universal – NBR ISO 9001:2015 (10ª edição), e coautor dos livros: O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho; Os Indicadores Nossos de Cada Dia; A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro; Poder Judiciário: Novos Olhares sobre Gestão e Jurisdição e Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias. Professor (graduação e pós-graduação) da FGV, UFF, UNIFA, CTA, IME, UNESP, CEFET e outras. Consultor de organizações públicas e privadas.

Maria Elisa Bastos Macieira
Mestre em Administração pela EBAPE/ FGV. Administradora pela EBAPE/FGV. Coautora dos livros: O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho; Os Indicadores Nossos de Cada Dia; A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro e Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias. Autora do Curso “Gestão do Poder Judiciário” da FGV Online. Professora da FGV Direito-Rio, da FGV IDE/In Company e da UFF. Consultora de organizações públicas e privadas.




O Escritórios de Advocacia, em face da atual dinâmica do mercado, necessitam alcançar níveis de gestão compatíveis com as novas necessidades dos clientes. Dessa forma, a adoção de práticas de racionalização de fluxos de trabalho, de tecnologia da informação e de ampliação do foco nos clientes deve ser uma busca contínua. O Livro tem como objetivo apresentar as principais âncoras de um modelo de gestão que permitirá a aplicação de boas práticas de gestão no dia a dia dos Escritórios, especialmente a adoção da unidade de Controladoria Jurídica. Essa unidade possibilitará que os Advogados sejam liberados dos trabalhos administrativo-jurídico-operacionais e se dediquem à atividade jurídica e à tomada de decisão.
O Livro propõe uma metodologia de gestão, baseada nos princípios da Norma NBR ISO 9001:2015, onde são apresentados os seguintes elementos, com as respectivas orientações para a implementação: Gestão Estratégica, Estrutura Organizacional, Clientes e Requisitos, Comunicação, Tecnologia da Informação, Processos de Trabalho, Documentação, Indicadores, Gestão de Pessoas e Análise Crítica da Gestão.

Olá Marisa e Flavia. É um prazer contar com as suas participações no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
A ideia inicial foi sugerida por mim e Flávia que há anos implementamos unidades de Controladoria Jurídica em escritórios de advocacia e em departamentos jurídicos de empresas, bem como realizamos treinamentos e ministramos cursos sobre esse assunto. Para que esse modelo fosse ampliado para os clientes e alunos pensamos em escrever um livro. A associação com o Mauriti e Maria Elisa nasceu por conhecermos e adotarmos os Livros deles “O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos”, que trata das questões conceituais para estruturação de um sistema de gestão. A parceria então se viabilizou e com isso escrevemos o Livro, com o intuito de tratarmos as questões abstratas (conceitos) de um sistema de gestão aplicadas à nossa experiência (concretude).

Fale de vocês e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Esse é meu primeiro Livro e da Flavia....
No entanto, o Mauriti e Maria Elisa possuem outros Livros: “Governança Organizacional NBR ISO 9001:2015”, “O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos”, “Os Indicadores Nossos de Cada Dia” e “Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciais
Escrever um Livro é uma atividade que exige dedicação, foco e muito amor. É uma experiência diferente pois temos que traduzir em palavras o que está no conhecimento e no saber, mas que nos proporciona muito prazer ao saber que temos alunos e clientes que o adotam e constroem suas novas escolhas e oportunidades ao conhecerem o que já tanto experimentam.

O que vocês acham da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Para os profissionais que vivem de livros acadêmicos é uma vida muito delicada, pois as Editoras estão passando por um momento difícil, bem como as Livrarias. Essa dificuldade diz respeito à mudança das necessidades e expectativas dos clientes em relação à forma de absorção do conhecimento e ao ensino no Brasil. Infelizmente a leitura não é incentivada para as crianças e, portanto, temos adultos que não desenvolveram esse hábito. 
Mas a nossa esperança é de que o ensino ainda possa ser uma perspectiva e um ponto forte do brasileiro, certo de que a ampliação de conhecimentos é o que permite fazer maiores e melhores escolhas.

Como vocês ficaram sabendo e chegaram até a Scortecci Editora?
Fizemos pesquisas com profissionais, Google e os mais diversos contatos e identificamos a Scortecci como uma empresa séria, dedicada e de excelência.

O livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Desejamos que o aprendizado que acumulamos ao longo das nossas experiências sirvam de orientação para todos aqueles que enxergam que a gestão das organizações, em especial aos advogados e gestores de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, precisa ser profissionalizada e vista como essencial para a busca da eficácia e da eficiência, pois a criação de um setor para controles processuais e operacionais no negócio “Direito” é enxergar a possibilidade de desenvolvimento e crescimento em termos de estudo, atendimento ao cliente, segurança e padrão de produção e procedimentos.

Obrigado pelas suas participações.

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