02 maio, 2024

Neiva Rodrigues - Autora de: QUERO SER ASTRONAUTA

Neiva Rodrigues
Nome literário de Neiva Rodrigues Conceição da Silva.
Nascida em Alagoinhas-Bahia, atualmente se encaminha na produção e ilustração de histórias infantis. Professora aposentada, artista visual e escultura é licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia. Posicionada politicamente pela liberdade de expressão.
Começou a escrever histórias infantis nos primórdios de vida de seus dois filhos, em 1985. Para eles lia outros autores e lhes comprava livros para que gostassem de folear e ver as ilustrações. Também contava para eles histórias que ouvira de seus antepassados. Um dia eles pediram que também ela escrevesse uma história e aí foi criado o seu primeiro livro, rascunho de - O GATO AMIGUEIRO que foi publicado em 2017.

É um livro infantil. Conta uma história fictícia de um menino que é encantado por astros e estrelas do espaço sideral e tem o sonho de ser astronauta e chegar até a lua.
Diante dessa vontade, ele tem sonhos que às vezes o assustam. Seus pais respeitam o sonho de Henrique em querer ser astronauta, lhe dão atenção e incentivam o filho em suas ideias e em seus estudos.
Entrevista

Olá Neiva. É um prazer contar a sua participação na Revista do Livro da Scortecci.

Do que trata o seu Livro?
O livro tem uma história fictícia de um garotinho que quer ser astronauta e ir até a lua.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
A ideia surgiu em algum momento, e se destina a crianças ou para qualquer pessoa que aprecie leitura infantil.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Fui professora, formada em biologia, sempre artista visual e escultora. Do interior da Bahia. Inicialmente como escritora do livro O GATO AMIGUEIRO, por incentivos de meus filhos quando crianças e agora, os netos mantêm a inspiração, porque gosto de ler para eles.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
É o meu segundo livro e acho que não é fácil ter reconhecimento. Mas pretendo continuar mesmo assim. Tenho essa atividade por deleite. Ter leitores, depende da formação dada em casa e nas escolas. O país com os governos que tem, não prioriza a educação.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Vamos a editora Scortecci através de uma amiga poetisa quando para a publicação do O GATO AMIGUEIRO.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Deve ser lido sim. A história pode ser real e mostra que as crianças sonham alto e crescem se tiver a compreensão, acompanhamento e carinho dos pais. Estimula a curiosidade para o estudo e conhecimento de que a terra existe e está conectada num sistema solar!

Obrigada pela sua participação.

2 comentários:

  1. Parabéns, Neiva por esse segundo livro, gosto muito de leitura. ..os seus comentários interessante gostei , continue se deleitando com a leitura e escrita.
    Parabéns, sua prima Josevânia

    ResponderExcluir