03 novembro, 2025

Sônia Essabbá - Autora de: NUVENS POÉTICAS

É brasileira, nascida no Rio de Janeiro no bairro do Flamengo. Reside nos Estados Unidos desde 1978. É empresária, casada. Estudou no Externato Angelurum, no bairro da Glória. Terminou seus estudos na Pensilvânia, Estados Unidos, diplomando-se em Small Business Management, Journalism, Short Story and Writing, Novel Writing Workshop, Screenwriting Workshop and Master and Art. Atualmente cursa Bachelor of Science in Psychology na Northeastern University, em Massachusetts. É membro da National Association of Women Writers (NAWW) e da União Brasileira de Escritores de São Paulo.

A idade me premiou com muitas virtudes e alguns fracassos. Quando penso no tempo, digo que atravessei a vida numa corda bamba, passando por cima dela sem cair ou me machucar. Afinal, foi o destino que escolhi. Lembro que, na minha juventude, o vento soprava na pele do rosto o gosto pela vida. O tempo era lento. Hoje o tempo corre e não consegue doar senão promessas, preocupações e problemas. Sonhar fica difícil, os sonhos se perdem no meio do destino e é ele quem decide se vai me jogar para um lado ou para o outro. É o tempo quem decide.



ENTREVISTA

Olá Sônia. É um prazer contar com sua participação na Revista do Livro da Scortecci.

Do que trata o seu Livro?
Press Release – “Nuvens Poéticas
Sonia Essabba lança “Nuvens Poéticas”: um mergulho entre o efêmero e o eterno
Nova obra da escritora e poeta Sonia Essabba convida o leitor a contemplar a vida através da delicadeza das palavras.
A poesia nasce do instante, do silêncio e do olhar atento. Em Nuvens Poéticas, a escritora Sonia Essabba nos conduz por um caminho onde cada verso é sopro, cada imagem é horizonte, e cada palavra é um convite à reflexão.
O livro traz poemas que transitam entre a memória e o presente, o íntimo e o coletivo, revelando uma escrita sensível e marcante. Sonia explora o efêmero — como as nuvens que se desfazem no céu — e o transforma em eternidade poética.
Com linguagem lírica, mas também contundente, Nuvens Poéticas toca em temas universais: amor, saudade, esperança, dor e resiliência. É uma obra que dialoga tanto com leitores apaixonados por poesia quanto com aqueles que buscam reencontrar beleza nos detalhes da vida cotidiana.
Sonia Essabba é escritora e poeta brasileira naturalizada Americana. Sua obra se caracteriza pelo lirismo intenso, pela observação da vida em seus contrastes e pela capacidade de transformar sentimentos em imagens poéticas memoráveis. Nuvens Poéticas consolida sua voz como uma das mais autênticas de sua geração.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Dizem que o homem escreve poesia porque o mundo, sozinho, não basta.
A vida é feita de instantes que escapam: um olhar, uma lembrança, um sopro de vento.
A poesia surge como a tentativa de guardar o que é fugaz, de traduzir o que não tem nome, de abrir uma fresta entre o visível e o invisível.
Escrever poemas é uma forma de resistir ao esquecimento — e de afirmar que, mesmo frágeis como nuvens, nossos sentimentos merecem eternidade.
A ideia de escrever me acompanha desde os meus seis anos de idade ,a vida voa e a poesia pulsa diariamente ,fazendo com que minha pele absorva a luz e ilumine quem estar ao meu redor. Vivo porque a Poesia existe!

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?
Se consigo transformar o instante em eternidade o sonho e realizado. Projetos chegam através de trabalho, preciso trabalhar muito para ser mais feliz ainda.

O que te inspira escrever?
A enorme fé em Deus na vida e nos homens.

O seu livro merece ser lido? O que ele tem de especial capaz de encantar leitores?
O livro traz poemas que transitam entre a memória e o presente, o íntimo e o coletivo, revelando uma escrita sensível e marcante. Explora o efêmero — como as nuvens que se desfazem no céu — e o transforma em eternidade poética.
Com linguagem lírica, mas também contundente, Nuvens Poéticas toca em temas universais: amor, saudade, esperança, dor e resiliência. É uma obra que dialoga tanto com leitores apaixonados por poesia quanto com aqueles que buscam reencontrar beleza nos detalhes da vida cotidiana.

Como ficou sabendo e chegou até a Scortecci?
Conheci a Scortecci em 1999, ano bonito não? E meu primeiro livro AGUA-ZONIA editado por ele participou da Bienal de São Paulo no ano 2000. Gosto muito e admiro o profissionalismo da Scortecci. Continuo firme com eles.

Obrigada pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário