domingo, 28 de janeiro de 2018

Entrevista com Elisabeth de Athayde - Autora de: A HISTÓRIA DOS DEDINHOS

É pedagoga, designer de interiores, paisagista, consultora de feng shui, escritora e palestrante. É autora do livro Grande Manual de Harmonização - Feng Shui e do livro infantil Vera e Prímula. Como estudiosa da filosofia chinesa está sempre fazendo cursos relacionados à sua área. Atualmente Introdução da Filosofia Taoista e Tai Chi Chuan. Como vovó está sempre ensinando a netinha através de atividades e historinhas.

Esse livro é uma divertida história de possibilidades de tudo aquilo que os dedinhos podem fazer. Aparece os vários sinais e seus significados,alguns com a origem de onde vieram. Outros apenas como ilustração, o caso da linguagem de sinais - libra. Há um passeio até pela música e ecologia. E como não podia deixar de ser num livro de vovó para netinha, há também umas dicas de comportamento.

Olá Elisabeth. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Como sempre minha neta Stellinha é minha inspiração. Normalmente procuro um jeito diferente para explicar para ela os afazeres do dia a dia, como pegar no lápis .... e junto vou floreando histórias para tornar mais interessante aquilo que quero passar. Por exemplo, um dia estava cortando as unhas do seu pezinho e quando chegava no dedinho ela ria que não parava mais, aí nasceu a família dos parentes dos dedos das mãos. E enquanto cortava as unhinhas fui contando uma história. E desse mesmo jeito, de acontecimentos não planejados, foram nascendo todas as outras histórias.
Esse livro é para crianças da pré-escola e para aquelas começando a ler, pois tem uma série de passatempos cada um relacionado a uma historinha.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Gosto muito de me expressar através da escrita. Tenho várias poesias, participei da Antologia de 2016 desta editora. E ainda pela Scortecci, no ano passado, publiquei outro livro infantil, o Vera e Prímula. Esse primeiro livro infantil também foi inspirado na minha netinha. Em termos de mundo das letras sou autora de um livro técnico baseado na filosofia chinesa de harmonização de ambientes. É uma bela enciclopédia com mais de 500 páginas onde falo da parte teórica e prática, discorro sobre os cômodos da casa, escritório, automóvel, jardim, animais, etc... O nome do livro é Grande Manual de Harmonização - Feng Shui. Bom.... tudo isso para dizer que a História dos Dedinhos é meu 3° livro publicado.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Ser escritor é um dom. Viver só da escrita é um privilégio. Ter destaque envolve inúmeras variáveis que nem sempre estão ao alcance de todos. Competir com o meio digital é um desafio. Então.... mesmo assim o que vejo é bem diferente. Como pessoa física não sinto e não vejo esse decréscimo. As escolas que conheço fazem feira literária, as comunidades têm cantinho da leitura em suas creches, as grandes feiras e eventos sempre têm a barraca dos livros, nas lojinhas e papelarias do meu bairro, nas bancas de jornais de todos os lugares, nos supermercados, em alguns programas de tv, sempre tem livros. Além disso sou convidada para lançamento de livros dos mais variados assuntos. Ou seja, tem autores e livros para todos os cantos.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Aí é aquela história do meu livro de Feng Shui. Estava à procura de uma editora para ele e quando cheguei na Scortecci gostei do atendimento. Apesar desta editora não fazer o livro por ele ter muitas páginas, guardei os contatos e a primeira editora que me veio à mente por ocasião dos livros infantis foi a Scortecci lógico.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Claro que merece ser lido. É bonitinho, feito com muito amor e carinho. É superinteressante e instrutivo, fala de música, mudra, ecologia, sinais de libras, do-in.... E como não podia deixar de ser.... de uma vovó para sua netinha.... comportamento também, não é?
Papais e crianças curtam bastante a leitura!!!


Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário