segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Entrevista com Marcelo Canto - Autor de: ANTOLOGIA POÉTICA 2 - TRAJETÓRIAS

Nascido em Porto Alegre (RS) em 1963,  frequentou, em 1982, o curso de medicina, abandonando-o em seguida, ao optar pela música. Estudou bateria por três anos com um músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e em 1986 tornou-se funcionário público concursado. Em 1989, formou-se em Administração de Empresas pela PUCRS, e dois anos depois foi para o Ministério da Fazenda do Rio Grande do Sul.
Seu primeiro livro publicado foi Sentidos Poéticos e Algumas Histórias. Em 2011, publicou Inocência da vida, premiado em concurso da Associação Internacional de Escritores e Artistas. Formou-se em Letras em 2014 pela PUCRS. Escreveu mais de 20 livros, dentre os quais destacam-se contos, crônicas e poemas. Colaborou escrevendo textos poéticos no jornal Zero Hora de Porto Alegre. Em 2019, foi empossado na Cadeira 99 da Academia de Letras do Brasil no Rio Grande do Sul.

Nesta coletânea de poemas, mais uma vez o autor traz a lume, por meio de sua verve criativa, aquilo que a maioria não consegue: ele expressa o sentimento da alma ao colocar no papel impressões que, muitas vezes, nos passam despercebidas. E dizer que o poeta tem uma sensibilidade mais aguçada que os não poetas não é uma frase feita, senão a mais pura verdade. Antologia Poética – vol. 2 – Trajetórias é obra que desperta o sentimento do leitor, tenha ele lido ou não nomes consagrados ao longo do tempo. Num mosaico de palavras o autor criou textos fluidos, criativos e únicos na sua essência e propósito. Nos tempos em que vivemos, quando a maioria vive grudada na telinha do celular ou do computador, quando o hábito de escrever foi deixado de lado em virtude da celeridade dos acontecimentos, buscar na poesia algum alento para a alma é uma ótima escolha. 

Olá Marcelo. É um prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da Scortecci do Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro Antologia Poética - Vol. 2 - trajetórias é uma viagem às insondáveis veredas do sentimento. Enfaticamente, há duas trajetórias na obra: o amor e a poesia.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Sou escritor e poeta formado em Letras pela PUCRS e tenho especialização em Arte e Educação pela UNIASSELVI. Trabalho como servidor público federal concursado. O livro é um sonho realizado e acredito que outros sonhos se realizarão.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
É muito difícil ser escritor no Brasil. As pessoas ainda têm que criar o hábito da leitura, pois esta é uma forma de descortinar o mundo.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Fiquei sabendo pela internet. Mantive contatos por e-mails para publicação de livros.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Sim, merece. Tenho 57 anos e experiência de vida para transmitir aos jovens e adultos.
Obrigado pela sua participação.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário