segunda-feira, 18 de abril de 2022

Entrevista com Andréia Guimarães - Autora de: A SABEDORIA DAS ÁRVORES

Andréia Guimarães
Professora, advogada e aprendiz da Natureza.








O livro aborda valor da amizade entre os seres da Mata Atlântica, ressaltando a sabedoria da floresta. Com encanto e beleza, árvores e animais nos ensinam a viver em harmonia.






Entrevista

Olá Andréia. É um prazer contar a sua participação na Revista do Livro da Scortecci

Do que trata o seu Livro?
"A Sabedoria das Árvores" aborda os valores universais como respeito, amizade e cuidado entre os habitantes da floresta, especificamente, da Mata Atlântica.
Com leveza, convida os leitores à reflexão sobre as nossas atitudes no mundo em que vivemos e ressalta a importância da harmonia na vida.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Sou encantada por árvores! Escrever sobre a sabedoria da natureza é algo muito interessante e natural para mim. Acredito que necessitamos cultivar uma consciência ecológica integral, baseada em respeito pela vida, diversidade e harmonia com o próximo, quer seja humano ou não-humano.
Gostaria que meu livro fosse lido por crianças de todas a idades! Que o livro fosse lido por familiares, professores, contadores de histórias e por todas as crianças.
As ilustrações da Verônica Saiki traduziram as imagens que eu tinha em mente e deram vida aos personagens. Reconheço que a linguagem utilizada o torna mais interessante para a faixa etária da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Meu compromisso com a educação é evidente por ser professora. Tenho interesses múltiplos – Literatura, Filosofia, História, Arte, Astronomia, Ecologia, Poesia etc. Penso que uma vida apenas não basta para aprender sobre o Mundo e a escrita me oferece a oportunidade de explorar livremente áreas distintas do Conhecimento, ao mesmo tempo, tão relacionadas com a vida e suas constantes mudanças.
A Sabedoria das Árvores” é a primeira obra de uma série de livros infantis sobre os principais biomas brasileiros: Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado.
Também tenho projetos paralelos a Literatura Infantil como a publicação de crônicas e haicais com fotografias.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Ser escritor no Brasil é resistir ao triste descaso, público e privado, com a Cultura. Por falta de políticas públicas que invistam em Educação continuamente, muitas vezes, é necessário relembrar que Educação é um direito. E, ao setor privado, cabe apoiar iniciativas culturais, vez que Educação também é um bom investimento.
Um escritor semeia sonhos, pode inspirar atitudes e mudanças e abre janelas sobre o mundo e suas possibilidades. Todos nós, sem distinção, temos fome de pão e de beleza como já disse um escritor mineiro... ninguém é imune a um bom livro.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Li um livro de poesias publicado pela Scortecci e procurei obter maiores informações sobre a publicação de livros infantis.
Fui muito bem atendida pela equipe da Maria Esther, que prima pelo profissionalismo e atenção aos detalhes. O resultado foi maravilhoso e recomendo a Scortecci editora aos novos autores.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Meu livro apresenta o mundo da floresta e suas semelhanças com o mundo humano ressaltando o valor da empatia, da diversidade e da importância do trabalho coletivo para a preservação da vida.
Em tempos tão incertos, quando há tanta destruição e desesperança quanto ao futuro, “A Sabedoria das Árvores” convida, através dos seres da floresta, ao desenvolvimento de uma consciência ampliada e amorosa e a construção de uma vida mais harmônica entre todos nós, preservando e cuidando da Terra – como um sistema frágil e generoso, do qual somos parte. Portanto, a mensagem mais forte desta série de livros é a necessidade de humanização.

Obrigado pela sua participação.

2 comentários:

  1. Muito obrigada Andréia! Pelo convite e confiança em me deixar fazer parte desta turma :D Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Andreia pelo seu trabalho.sabia que vc iris brother. Adimiramos vc. Tony e helle.....

    ResponderExcluir