22 setembro, 2025

Enovi Etraud - Autora de: O TEMPO DO CORAÇÃO

Enovi Etraud
Nome literário de Ivone Duarte Monteiro de Campos.
Escreve poesias desde a adolescência. Nunca as publicou, salvo uma delas, "Ciclo Final", com a qual participou de um concurso de contos e poesias da Editora ASES, de Bragança Paulista, (SP). Embora não tenha sido finalista, o poema foi incluído na Antologia de contos e poesias publicada pelos promotores do concurso, o que deixou a escritora muito feliz.
Nasceu em Manaus (AM), em 1943, e aos dois anos seus pais voltaram para o Rio de Janeiro, onde, desde então, sempre residiu.
Graduou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Este livro aborda o tempo. O tempo que rege nossa vida. O tempo que passa, o tempo que não volta mais, o tempo que se perde e o que alivia a dor e cura as feridas da alma. O tempo no espaço, o espaço no tempo.
São pequenas reflexões que marcam um momento qualquer da vida, que mostram como esquecemos de sua existência e inexorabilidade. É incrível como perdemos a noção do tempo quando não precisamos dele e como nos desesperamos ao perceber que não o temos mais para fazer algo, ou para sempre.



ENTREVISTA

Olá Ivone. É um prazer contar, novamente, com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci

Do que trata o seu Livro?
São poemas escritos ao longo de minha vida, dos quais selecionei estes 37, que remetem a um tema comum: as emoções humanas, o sentido da existência, em momentos que nos tocam a alma, fremindo as batidas do coração. É o tempo que o coração precisa para expressar uma emoção traduzida num poema. Há muitos tempos do coração. Cada verso de um poema traduz um tempo.
Daí o título, O Tempo do Coração.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Escrevia poemas sempre que algum pensamento e fatos da vida me inspiravam a dizer ou expressar algum sentimento que meu coração pedia.
Esses poemas se destinam a todos os leitores que apreciem Poesia. Espero que meus versos possam consolar e, ou, inspirar a todos eles.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?
Este é meu segundo livro publicado. O primeiro foi apresentado na 27ª Bienal de São Paulo por esta mesma editora Scortecci sob o título de Cerimônia. Contendo poemas, que escrevi para serem lidos cerimoniosamente, com sensibilidade, como um ritual. Penso que ao lê-los, algum leitor tenha entendido perfeitamente o porquê do título.
Algumas outras poesias minhas foram aceitas e publicadas em Antologias Literárias. Também tenho dois Contos publicados numa Antologia recentemente. Pretendo selecionar outras obras para futuras edições, especialmente poesias e contos que escrevi para crianças.

O que te inspira escrever?
O que me dá inspiração para escrever um poema ou um conto, como já mencionei, são as emoções que sinto ao me deparar com os acontecimentos - tragédias, amores, beleza, graça, destinos, decepções - vividos pelos seres humanos em toda as partes do mundo, noticiados ou simplesmente por mim observados nas relações dos Homens.

O seu livro merece ser lido? O que ele tem de especial capaz de encantar leitores?
Desejo que os meus poemas, ou pelo menos alguns deles, alcancem os corações de quem os leiam. Só por este motivo penso que este livro merece ser lido, pois isso é que o tornará especial a ponto de encantar leitores. Porém sei que é algo difícil de alcançar porque não tenho blog, nem frequento redes sociais para torná-lo conhecido amplamente.

Como ficou sabendo e chegou até a Scortecci?
Meu primeiro livro foi publicado por esta Editora Scortecci e, eu gostei demais do modo atento e sensível com que ele foi tratado, e a empatia carinhosa com que eu mesma fui recebida. Deste modo, não seria em outra editora que eu confiaria a edição e publicação deste meu segundo livro de poemas.

Obrigada pela sua participação.

7 comentários:

  1. Gostei muito. As poesias mostram grande sensibilidade da autora a diversas situações da vida. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ivone
    ! Adoro poesia e as suas são de muita sensibilidade !Gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Meus saudosos agradecimentos, Ivone.
    Sua poesia é verdadeiramente brilhante, está verossímil com o título e sem dúvida move nossos corações. É muito bom ver que ainda existem escritores que tratam de temas sensíveis. Foi de grande agrado ter lido ambos os livros da autora.

    ResponderExcluir
  4. Leitura prazeirosa! Parabens Ivone

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Enovi! Estou orgulhoso de você, por mais essa conquista.

    ResponderExcluir
  6. Lendo seus poemas, sou remetida aos tempos da delicadeza,como cita Chico Buarque ,em uma de suas canções.
    Parabéns pela sua sensibilidade e talento na arte da escrita.
    Valeu,Enovi!

    ResponderExcluir
  7. Prezada amiga Enovi: Mais uma obra literária publicada e seguem, portanto, meus sinceros cumprimentos. Já estou ansiosa em tê-lo nas mãos e, com certeza, farei comentários posteriores.
    Meu abraço fraterno,
    Marília d' Albuquerque/ Teresópolis.

    ResponderExcluir